Este blog está destinado a difundir informações e conhecimentos Bíblicos com textos reflexivos e apologistas


sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Intolerância



Intolerância significa falta de habilidade ou vontade em reconhecer e respeitar diferenças



Em casa, no trabalho, na faculdade, numa roda de amigos, num diálogo a dois, e até mesmo dentro das igrejas, quando certos assuntos são abordados onde opiniões se divergem, por natureza sobrepomos nosso ponto de vista, julgando-nos presuncosamente inerrantes e donos da razão. Somos orgulhosos, tentamos obrigar a todos a aceitarem nossos argumentos de imediato e que ainda passem a aderir às idéias por nós colocadas. Ficamos nervosos por nossa própria intolerância, irritados com as pessoas e irados com toda a situação.

Mesmo que inconscientemente, em alguns casos, a forma de nos expressarmos, o tom de nossas vozes, nosso olhar e gesticulações demonstra claramente nossas imposições arrogantes condicionadas exclusivamente no que defendemos.

É hora de revertermos este cenário mediante o que nos está proposto pela Palavra, e sejamos submissos a ela. A intolerância nos faz pecar (isso sim, "o pecado" é absolutamente INTOLERÁVEL), pois nos afasta de Deus.
Não tropecemos na língua, e daremos conta de refrear todo o nosso corpo. Estaremos desde já prontos para ouvir seja o que for, sejam calunias, sejam injustiças, seja mentiras a nosso respeito, sejam opiniões diversas que divergem com as nossas. Somos bem aventurados, não podemos nos esquecer. Estejamos prontos para ouvir, sendo tardios para falar e tardios para irar, praticando o fruto do Espírito, amando os que nos odeia e orando a favor dos que nos perseguem. Traremos sempre conosco uma palavra de temperança, desempenhando nossa salinidade, adicionando o tempero certo.
E se a discussão ocorrer em detrimento de desacordos bíblicos e desarmonias teológicas pronuncie com amor seu ponto de vista, ouça a outra parte e procure analisar os textos ou assuntos em questão com espírito humilde e pronto para novas descobertas divinas, e se por ventura você estiver correto não se dobre, a Verdade é absoluta, porém não peque, suporte em amor.

No mais, oremos ao Senhor clamando-O para forjar em nós o Teu caráter por completo, dependendo sempre do Espírito Santo e não de nós mesmos, pois não queremos jamais nos estribar em nosso próprio entendimento.

Que o Senhor seja adorado exaltado e louvado, pois só Ele é conhecedor de tudo.

Graça e Paz!
Pablo Silveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...