Este blog está destinado a difundir informações e conhecimentos Bíblicos com textos reflexivos e apologistas


sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Graça por Graça


A graça de Deus é um dos temas predominantes nas Sagradas Escrituras, este vocábulo aparece mais de 100 vezes no antigo testamento e mais de 200 vezes no novo testamento.
Graça, provém do latim Gratia que primeiramente significa favor, ou disposição bondosa da parte de Deus, e alguns definem como “favor imerecido”.
Deste modo podemos observar que favor não há como pagar ou recompensar, a graça é uma dádiva, um favor da parte de Deus para o homem absolutamente independente da questão de merecimento.

E todos nós recebemos também da sua plenitude, e graça por graça. (João 1:16)
Amados, este versículo explica que a graça recebida é baseada, alicerçada somente e exclusivamente na graça apenas, portanto a verdadeira razão de Deus nos amar não partiu de alguma obrigação de sua parte, de uma ação forçada sobre Ele, ou por algo que fazemos, agimos ou pensamos, a graça expressa simplesmente Seu amor porque Ele nos amou primeiro.

Vale ressaltar que o ápice da graça de Deus é sem dúvida alguma manifesto na pessoa Jesus Cristo:
...Tudo foi criado por meio dEle e para Ele. Ele é antes de todas as coisas e nEle tudo subsiste... Porque aprouve a Deus que nEle residisse toda a plenitude... (Gl 1:16, 17e 19)

Breve contraste entre a graça e a lei:
A lei diz: “pague tudo”, mas a graça diz: “tudo está pago”, a lei apresenta uma obra a fazer, a graça é uma obra consumada, alei restringe as ações, a graça transforma a natureza corrompido do homem, a lei condena a graça justifica, debaixo da lei somos servos assalariados, debaixo da graça somos filhos.

Podemos classificar a graça de quatro maneiras:
A Graça preveniente, que vem antes, que precede a conversão, que atrai
Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou o não trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia.(João 6:44)

A Graça eficiente, tornando-se eficaz para produzir conversão
E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo. (Jo 16:8)

A Graça efetiva e habitual, tornando-nos morada do Espírito Santo resultando em uma vida plena do fruto do Espírito
Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra estas coisas não há lei. (Gl 5:22, 23)

Amados somos dependentes do Senhor para todas as coisas, até mesmo para nos achegar à Ele, Na segunda carta de Pedro entendemos que necessitamos crescer em graça e conhecimento assim como Jesus cresceu.

Sejamos todos influenciados por esta maravilhosa graça, por este extremo favor indiscutivelmente imerecido para herdarmos a salvação pela fé em Cristo Jesus.

Graça e Paz!
Pablo Silveira

8 comentários:

  1. O negocio está sério ainda hoje eu li esta postagem em outro blog se eu fosse vc eu a processava por apropriação indevida. Mas que crente essa não? copiando o que é dos outros. Mas está linda esta postagem muito bem feita. Parabens

    ResponderExcluir
  2. “Porque pela graça sois salvos mediante a fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie.” Efésios 2.8-9
    De acordo com este texto bíblico a Salvação não brota a partir do coração do homem. Por mais que uma pessoa pratique o bem, por mais façam obras excelentes, a salvação não vem de si mesma. A Salvação é um ato da graça de Deus.
    Que Deus pela sua graça e misericórdia continue nos usando para proclamarmos a sua Palavra.
    Abraços,
    Edenícia

    ResponderExcluir
  3. Belissimo artigo sobre a graça, edificante para mim com toda certeza. A graça de Deus é tão sublime para nos, embora não a merecemos!

    ResponderExcluir
  4. lindo comentário sobre a graça Que Deus te abençõe ricamente , Fica na paz Dalva

    ResponderExcluir
  5. Enquanto for possível tende paz com todos!
    Meu irmão. De graça dai o que de graça recebestes.

    Você é um homem de Deus escolhido para servir, então você é um servo.

    Você é um homem de Deus escolhido para pregar,
    então você é um pregador.

    Você é um servo pregador...! Óbvio demais né!

    Só quero dizer que tomara Deus copiem todos os seus escritos e os divulguem aos quatro cantos do mundo e até nos confins da terra...

    Porque onde eles alcançarem ali estará o Espírito Santo de Deus falando ao coração dos homens...

    Deus te abençoe sempre, sempre, sempre!

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito do seu artigo vou postar no meu blog.www.macelocarvalho.blogspot.com estou te seguindo também, fica com Deus.

    ResponderExcluir
  7. cade os posts novos??????????????????????

    ResponderExcluir

Leia também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...