Este blog está destinado a difundir informações e conhecimentos Bíblicos com textos reflexivos e apologistas


segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Doutrina ou Costume?


Amados, antes de tudo, gostaria de ressaltar que não sou contra nenhum tipo de “doutrina” estabelecido seja qual for a congregação/denominação, entretanto vamos discorrer alguns pontos que considero relevantes.
É extremamente comum ouvirmos alguns irmãos, e não são poucos, dizerem com orgulho: Minha igreja tem doutrina, lá as mulheres não usam brincos, maquiagens, pulseiras e etc...
Na verdade, existe uma grande confusão por parte destes no que se refere ao termo “doutrina” e “costume”. Deste modo vamos definir os dois:

Doutrina: No novo testamento, a palavra mais usada para doutrina é didachê que significa: Ensino, instrução, tratado, ou seja, para um conceito ser doutrina cistã, é necessário que ele esteja exposto por grande parte das Sagradas Escrituras, e é aplicável a todos os cristãos.

Costume: Estão ligados a usos, a uma prática habitual particular, baseado na moda vigente naquele tempo e lugar

Caro leitor, afirmo que a doutrina Bíblica além de gerar santidade, temor e vida eterna também gera bons costumes, mas os bons costumes não geram de forma alguma doutrina Bíblica.
São inúmeras as igrejas usufruindo de uma imensidão de bons costumes, e lamentavelmente quase nada de doutrina, deste modo os membros passam de certa forma a confiar em suas próprias obras e acham mais perto de Deus por não fazerem ou usarem “isto” ou “aquilo”. E em conseqüência os membros ficam ainda mais sujeitos ao declínio espiritual, por não terem uma base alicerçada na Palavra de Deus.
No mais devemos fazer algumas análises minunciosas quanto às nossas vestimentas e adornos:
Serve para glorificar a Deus? (ICo 10:31)
Sou motivo de escândalo? (Rm 13-16,21;  ICo 10:32) Muitas coisas podem não ser pecado, mas devemos evitar o escândo (ICo 10:23-31)
Mostra que sou santo? (IPd 1:14-15)
Jesus usaria? (IJo 2:6)
Mostra que sou templo do Espírito? (ICo 6:18-20)

Amados, tenhamos equilíbrio e zelo pelas coisas do Senhor e extremo cuidado para não profanar o que é santo: O templo do Espírito Santo que é você.

Graça e Paz!
Pablo Silveira

3 comentários:

  1. Interessante, eu tinha dúvidas sobre isso, doutrina pode ser considerada ao batismo, ao dízimo por exemplo? creio que sim e costumes são aquilo que algumas igrejas adotam como regras? ou costume mesmo é isso??? valeu.

    ResponderExcluir
  2. Batismo é mandamento do Senhor, quem não nascer da água e do fogo não podera vera Deus, o texto acima refre-se exemplos de usar somente saias, não usar joias, não cortar cabelos isso é costume, nada disso te impede de ir para o céu se tiver uma boa conduta, agora aceitar o senhor Jesus, ser batizado nas águas ai é bíblico

    ResponderExcluir
  3. Cadê o Zelo Por que não escreve mais ? Você está enterrando o talento. Eu amo lê sua postagens. Sinto falta delas. Elas são meu alimento. Um abraço

    ResponderExcluir

Leia também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...