Este blog está destinado a difundir informações e conhecimentos Bíblicos com textos reflexivos e apologistas


quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

O Verbo de Deus




No evangelho de João encontramos a seguinte afirmativa:

João 1:1
No princípio era o Verbo e o Verbo estava com Deus e o Verbo era Deus.

No original em grego: 
Εν αρχή ην ο Λόγος και ο Λόγος ήταν με το Θεό και ο Λόγος ήτανΘεός.

A tradução de Λόγος é Logos que em grego quer dizer: Palavra

E em meados do século VI antes de Cristo com a elevação da filosofia o termo Logos passaria a ser compreendido pelos filósofos com o significado de razão.
(Filosofia: vem do grego Φιλοσοφία, literalmente é o amor à sabedoria (do homem).)

No entanto antes desta filosofia humanista, Logos significava para os gregos palavra falada ou escrita.

Dentro da teologia cristã, o conceito de Logos se refere a Jesus Cristo.
(Teologia : vem do grego θεóς, “Deus” + λóγος, Logos = "Palavra" estendendo-se para estudo. Agora digo eu: termo este que deveria ser compreendido por zelo e amor pelo conhecimento de Cristo através da Bíblia na dependência do Espírito Santo)

Observemos que no texto original a palavra Verbo é maiúsculo, ou seja, Jesus é a Palavra.
Podemos então observar desta forma: No princípio era a Palavra e a Palavra estava com Deus e a Palavra era Deus.
No livro das revelações, em Apocalipse19:13, passagem onde prediz a segunda parte da segunda vinda de Jesus na terra diz:
Está [Jesus] vestido com um manto tinto de sangue, e o seu nome se chama a Palavra de Deus.
Poderíamos salientar ainda a ligação dos textos de Salmos 119:105 e João 1:4, assim como inúmeros outros, apesar disto, deixaremos o texto à seguir:

Antes, rejeitamos as coisas que por vergonha se ocultam, não andando com astúcia nem falsificando a Palavra de Deus; e assim nos recomendamos à consciência de todo o homem, na presença de Deus, pela manifestação da Verdade.
Mas, se ainda o nosso evangelho está encoberto, para os que se perdem está encoberto.
Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.
Porque não nos pregamos a nós mesmos, mas a Cristo Jesus, o Senhor; e nós mesmos somos vossos servos por amor de Jesus.
Porque Deus, que disse que das trevas resplandecesse a luz, é quem resplandeceu em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Jesus Cristo. (II Coríntios 4:2 ao 6)

Não aceitemos mais em nossas vidas a negligência da Palavra de Deus, pois revela Jesus em sua essência.

Graça e Paz!
Pablo Silveira

2 comentários:

  1. Eitaaa...
    Que blog maravilhoso heinn?inconformados chegou com tudo!parabéns Amigo e irmão, que bacana!!fico feliz em estar aqui participando de mais essa benção com voce,vai bombar na net,Deus o abençoe sempre e que possamos adentrar no Genuíno Evangelho por intermédio de seus estudos muito Edificantes que compartilha com todos nós!Seja sempre assim!!!!!!!!!!!
    Deus o abençoe para todo o sempre..
    Zozinha:)

    ResponderExcluir

Leia também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...